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Serviços

Restauração e Consertos

Restauramos pianos de todos os tipos, vertical (ou apartamento) e pianos de cauda.

Tratamento contra Cupim

Utilizamos estufa a gás para tratar seu piano de maneira segura.

Afinação

Afinamos todos os tipos de piano em São Paulo, interior e outros estados.

Compra, Venda e Locação

Comercializamos pianos variados, oferecendo pianos de cauda e vertical para todo tipo de evento, dentro de São Paulo. ENTREGAMOS E RETIRAMOS NO LOCAL!

Transporte

Removemos todo tipo de piano dentro de São Paulo e outros estados, fazemos remoções internas. Contamos com uma equipe altamente experiente.

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Sobre Nós

Andres Cassis

Formação profissional: Estudante de música desde os 12 anos de idade. Fez música erudita, passando pelo popular, e jazz. Professor de Música desde 1985, fundou a Cassis Escola de Música, que é hoje um espaço integrado onde se desenvolve junto com o trabalho de escola de música todo o trabalho de Piano Fatura: Restauração, Afinação e Sala de Vendas.

Começou com estágios para me tornar técnico-afinador em 1987 nas fábricas Frittz Dobbert, e Zimmermann. A partir daí, passou a atender clientes particulares, escolas de Música, Igrejas, Shows, Recitais, Programas de TV junto com uma lista enorme de Músicos Profissionais. Ao todo são mais de 32 anos de experiência nessa área, chegando a trabalhar na Sala São Paulo, Teatro Municipal, Centro Cultural Banco do Brasil, Festival de Inverno de Campos de Jordão, e atualmente me associando ao PTA, Piano Tuning Assosiation UK.

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Afinação

É importante que seu Piano seja afinado duas vezes por ano, de preferência no inicio das estações. Isto evitará que o piano perca a entonação correta se mantendo na altura ideal (LA 440Hz). A complexidade do mecanismo interno de um piano é imponente e muitas vezes, apesar de ter sido construído se acreditando na perfeição, alguns reparos são inevitáveis. O próprio uso e principalmente o tempo desgasta uma variedade enorme de materiais com as quais estes são construídos. Mais um motivo para estar sempre atento a uma manutenção regular no seu Piano. Estamos certos que irá compensar de longe através do prazer que a boa música proporciona. Solicite uma consulta sem compromisso. Restauramos pianos de todos os tipos, Vertical ou Apartamento e Pianos de Cauda.

Restauração

Algumas restaurações que efetuamos

Perguntas

Clique nas perguntas para sanar diversas dúvidas frequentes

O principal motivo para o piano perder a afinação são as mudanças de temperatura. Quando o nível de umidade aumenta, a tábua harmônica tende a se expandir e a madeira absorve a umidade do ambiente, o que provoca uma instabilidade. As cordas são colocadas por sobre a ponte, a qual é montada diretamente sobre a tábua harmônica. Ao se expandir a madeira, aumenta a pressão sobre as cordas, geralmente esta instabilidade é mais perceptível na região média do teclado. Ao inverso, o excesso de calor produz o efeito contrário.
A altura correta da afinação é de 440 Hrz, geralmente. Se o piano não é afinado regularmente, a altura vai caindo ate ½ tom, às vezes mais. O fator ambiente irá também ser importante para determinar a necessidade em relação à afinação (duas vezes por ano é uma boa freqüência em média para instrumentos usados em residências). Alguns pianos mais velhos podem ainda requerer ainda mais atenção.
Pense que seu piano é um instrumento (valioso), além de uma peça de mobília altamente delicada, então procure mantê-lo limpo. Evite colocar copos, vasos ou plantas em cima. Derramar líquidos pode causar sérios danos. Pianos novos usam geralmente como acabamento na lustração Poliéster, para os quais não é necessário nenhum tratamento especial a não ser um pano levemente umedecido, depois um lustra móvel. Polimento não é necessário para pianos novos. Alguns pianos antigos podem precisar de mais cuidado, sendo necessário um polimento com alguns tipos de pasta específicos para esta função. Em nenhuma hipótese use verniz em spray.
Uma afinação quando feita sobre uma base regular, ou seja, sem precisar subir a altura leva de 60 a 90 minutos. Se o piano estiver abaixo do diapasão e o responsável solicitar para o piano ser colocado novamente no 440 hrz ou mais pode levar até duas horas.
Um piano tem em media 220 cordas, mais a algumas variantes dependendo do modelo e design.
O número de teclas de um piano standard é de 88. Sendo 52 de cor branca , naturais , e de 36 as pretas , acidentadas sustenidos o bemóis .A alguns casos onde o compasso do teclado tem se desenvolvido mais. Existe um piano de cauda modelo Imperial da marca Bosendorfer com um teclado de 8 oitavas de C a C com 97 teclas.
Basicamente são:

Surdina: abaixa o volume do som ,especial para quem mora em apartamento.
Ataque: diminuir o impacto do martelo sobre a corda influindo na fora dinâmica da interpretação.
Sustentação: Talvez o mais importante, segura as cordas vibrando, enquanto o interprete continua desenvolvendo o discurso musical com uma ou ambas as mãos.
De 16 a 18 toneladas.
Com um pano ligeiramente umedecido limpe as teclas com força, depois seque com um pano suave e seco. Não use muita água no pano, pois esta pode escorrer na tecla, encharcando a parte de madeira de baixo, provocando um problema maior posteriormente. Não use produtos químicos, a menos que você tenha certeza que não é prejudicial ao tipo de revestimento da tecla.
Comprando um Piano novo: Em geral se você negociar com um comerciante ou um representante autorizado com boa reputação não haverá problemas. A escolha do piano é sua, porém o valor a pagar geralmente irá determinar a qualidade do instrumento. Procure testar vários instrumentos, pianos de diferentes modelos terão bastante diferença no toque e no timbre (de qualquer maneira é sempre recomendado a orientação de um especialista na hora da compra).
Comprando um piano Restaurado: Mais uma vez se você negociar com um comerciante ou um técnico afinador com boa reputação não haverá problemas, já que o instrumento deve ter sido devidamente recondicionado onde era necessário e este deverá ter garantia. Mas esteja atento a pianos que podem ter sido mau restaurados, ou puramente maquiados para serem postos à venda.
Em pianos de apartamento, escolha o de corda cruzada, é quase sempre melhor . Embora se um piano tiver corda reta e estiver em boas condições pode ser interessante. A casos em que pianos com corda reta tem sonoridades de altíssima qualidade, mas sem ajuda de um profissional é melhor evitar .

Em piano de cauda (aquele que é deitado e descansa sobre três ou seis pés), este deverá também ser com corda cruzada, de novo, por preferência. O mecanismo interno de um piano de cauda está situado embaixo das teclas e pode ser visto parcialmente por meio das cordas. Sem a remoção do mecanismo interno é difícil identificar, dentre os vários que existem, qual é o tipo de mecanismo apresentado. Uma pessoa não qualificada dificilmente conseguirá remover o mecanismo interno e as probabilidades de acontecer algum dano são enormes.
1 - Observe se as notas estão soando muito mal, incomodando ao ouvido. Verifique se o piano está no Diapasão.
2 - Verifique se há notas com chiados (uníssonos).
3 - Verifique se há teclas com muito jogo.
4 - Verifique se o piano esta limpo e sem arranhões. Remova a tampas de cima e de baixo, com uma luz boa examine bem se a não há vestígios de Cupim, verifique a parte detrás também.
5 - Veja se os pedais estão funcionando bem, e sem barulhos.
6 - Veja se o mecanismo está limpo.
7 - Verifique se não há nenhum componente quebrado.
8 - Verifique se os martelos estão bem distribuídos e sem jogo.
9 - Veja se não há sinal de traça. Observe o movimento dos martelos principalmente no agudo e no grave e veja se não há martelos com movimentos lentos na hora de voltar a sua posição inicial.
10 - Veja se o feltro dos abafadores esta sujo , duro , o gasto , e se esta abafando corretamente a vibração das cordas.
11 - A tabua harmônica é a alma do instrumento. Toda a vibração das cordas é transmitida através desta parte importante do piano. É importante que esta parte esteja em boas condições. Verifique se não há trincados na sua superfície.
12 - Verifique se a chapa de ferro não esta enferrujada e se não há trincos. Verifique se não há trincos no cepo, que é onde as cravelhas que seguram as cordas e são colocadas.
13 - Verifique se não há cordas quebradas.
Evite colocar seu piano perto das janelas, em contato com a luz do sol. Evite colocar seu piano perto de fontes de calor, como estufa, lareira, etc..
O mecanismo interno é o que faz o piano funcionar. Como qualquer outro instrumento, o piano está sujeito ao uso e desgaste, portanto é importante que esta parte vital do piano seja revisada por um técnico qualificado regularmente para assegurar um bom desempenho do instrumento. Cada nota deve ser regulada individualmente. Os pedais poderão também precisar de ser ajustados.
Um dos primeiros inventores foi Bartolomeo Cristofori, (Itália) 1709. Entre as muitas personalidades, as mais relevantes foram: John Broadwood (Inglaterra), Steinways (América), Chickering(America), Bechstein (Alemanha), Erard (França).
Existem muitas, então vamos colocar as mais representativas de cada pais, e se quiser alguma informação específica mande sua pergunta ao nosso endereço eletrônico.

Alemanha: Bechstein /Bluthner /Grotian-Steinweg/Ibach/Ronish /Forster /Schiedmayer &sons/Uebel & Lechleiter/Zeiter& Winkelmann/ Perzina / Schiller
Inglaterra: Broadwood/Collard/Kirkman/Challen/Chappell/Brinsmead/Bentley/Challenger/Hopkinson/ Kamble/etc America Steinway/Chikering/Behr/Kimball/Emerson/Weber/Fischer
França: Erard / Pleyel/ Gaveau / Herz
Austria: Bosendorfer/Ehrbar/Rosler/Fritz/Hamburger /Hofmann/Holzletc
Japão: Yamaha
Czecoslovaquia: Petrof
Brasil: Fritz Dobbert/Essenfelder/Zimmermann/Shwartzmann / Brasil
The piano, (Conta sobre a historia do Piano), Cyril Elvilich.
Theory and Practice of Piano Construction.(livro técnico),William B. White.
Pianos and their Makers.(Biografias dos fabricantes de Piano),Alfred Dolge.
Pierce Piano atlas (Se quizer saber sobre a data de fabricação do seu Piano).
Piano Tuning (tudo sobre afinação), J . Cree Fischer
Piano servicing,tuning,& Rebuilding.(Fonte de informação técnica , Cobre praticamente todo o relacionado com restauração) Arthur A . Reblitz.
The Purchaser's Guide to the Music industries (Guia para saber como comprar um instrumento) , The music trades.

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